Cidade

sábado, 6 de janeiro de 2018

X.25 - Parte (1) - Vamos bem DEVAGAR

X.25 - Nossa, finalmente, eu na verdade não ia começar a fala sobre ele agora (sei que não foi isso que eu disse nas postagem anteriores)
Minha ideia era falar sobre cada camada da estrutura OSI e depois entrar em X.25.
Mas, existem muitos sites e fontes bem esclarecidas sobre camada OSI, eu estruturei ela aqui no BLOG, agora vou fazer o seguinte, vamos falar ao poucos sobre o protocolo e conforme for avançando nas explicações vou procurar associar os exemplos as camadas e desse ponto fazer uma breve explicação sobre a camada, tentando não fugir muito do tópico.

Vai ser difícil, mas, vamos lá..

Eu já falai sobre ARPNET e outro conceitos sobre a criação da INTERNET, bem o que o nosso amigo tem a ver com isso? TUDO

O protocolo X.25 foi criado num momento em que as redes físicas de telecomunicações não eram nada nada confiáveis, pelo contrário, as perdas de informações devido ao meio físico eram drásticas, e portanto foi necessário se pensar em criar um protocolo que pudesse minimizar isso, diminuir isso, de maneira a garantir a entrega da informação completa (ou seja, integra) ao outro lado.

O IP, já existia, sim, pode acreditar, mas devido ao meio, foi, vamos dizer assim,abandonado e no seu lugar, deu espaço para outros protocolos, nem todos ficaram famosos e nem todos foram aproveitados.

Lembrando que naquele tempo, não existia uma normalização, um padrão para todos, sim, era muito comum um fabricante "A" desenvolver uma solução que só servia para sua linha de produtos, e com isso, o fabricante "B" e "C" também seguindo o mesmo passo, faziam, o problema todo era quando um cliente de "A" precisava fazer negócios com "B" ou "C", e agora como fica?

 Assim, foi preciso normalizar muita coisa e no meio disso tudo surge o nosso tão citado X.25

Vou me aprofundar nessa história de dela vamos falar sobre o X.25.

Bom, para não ficar cansativo, vou parar por aqui. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário