Cidade

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Arquitetura do modelo OSI

Vou aqui "falar" de maneira bem sutil, uma vez que não é meu foco ficar explicando aqui tal estrutura, existem sites e outras literaturas que o fazem de forma divina.

Basicamente é  ESTRUTURAÇÃO DA ARQUITETURA para interconexão de sistemas abertos.
Como assim?? Bom, vamos lá, o modelo OSI trata cada função num nível ou camada, assim temos a definição de cada sistema, sua as funções todas explicadas em níveis, cada nível "se conecta" e oferece seus serviços ao nível imediatamente superior. (essa "Conexão" entre níveis não será discutido aqui)

Mas a idéia principal seria essa:

Aqui estão representados todas as 7 camadas do modelo OSI e o nome de cada uma delas elas se relacionam entre elas da seguinte forma:
Cada camada oferece serviços a camada de nível imediatamente superior a sua e com a camada do mesmo nível do "outro lado da conexão" desta forma para por exemplo mandar um simples "Oi" numa convesar por exemplo no "MSN", esse "Oi" vai passar por todas essas camadas, e cada uma vai dar o tratamento devido a esse "Oi" que será tratado e tramitado aqui como um "Pacote" e será entregue ao seu destino.

Acho que em algum momento eu disse que iria com calma nesse meu "passo-a-passo" sobre "X.25" mas, acho que durante o processo acabo "vendo melhor certas coisas", nessa parte por exemplo definir cada camada aqui a relação entre elas e os seus níveis pode ser bem cansativo para mim e para quem vai ler, vou deixar aqui registrados links sobre o assunto, e se algum dia alguém, algum seguidor desse humilde blog quiser, me coloco a disposição para colocar mais informações aqui.

Bom só para esclarecer: existe uma arquitetura para TCP/IP parecida com essa, só que no mostra menos camadas que no modelo OSI, alguns autores dizem que são a mesmo coisa, e isso está ERRADO!!!
Pois o modelo OSI é bem mais definido.

Para entender melhor:


Bom, vamos aos links conforme prometi:




Agora, vou parando por aqui e já no proximo post pretendo já falar finalmente sobre "X.25"

Nenhum comentário:

Postar um comentário