Conexões
Depois de um longo tempo afastado.. Em fim... Voltei!!!
Vou falar um pouco sobre uma das camadas mais importantes da estrutura OSI:
a CAMADA 1!!! Sim é onde tudo acontece e os usuários, na maioria das vezes nem sabem de sua existência!!! (deveriam)
A camada física é por onde toda a informação transmitida seja ela qual for ou em que protocolo estiver rodando ou em que linguagem, não importa nem mesmo qual aplicação, isso tudo para a camada 1 é mero detalhe, uma vez que na camada física o que vamos encontrar são pulsos elétricos, de luz ou mesmo ondas de rádio ou ainda microondas!!!
Na camada física toda a informação já está em tal formato que é totalmente abstrata para nós, meros humanos, uma vez que ali só passa sinal, que pode ser numa das formas citadas acima.
Em outro momento disse como exemplo de rede mínima a conexão entre 2 computadores, bem naquele instante não me preocupei em dizer como acontece essa “conexão”, mas agora é hora (como diria meu amor: “Agora é hora em que tudo acontece!”)
Para começar o assunto vou colocar aqui o conceito de interface:
Segundo o Houaiss:
Acepções
■ substantivo feminino
1 elemento que proporciona uma ligação física ou lógica entre dois sistemas ou partes de um sistema que não poderiam ser conectados diretamente [1]
2 área em que coisas diversas (dois departamentos, duas ciências etc.) interagem
3 Rubrica: informática. [1]
fronteira compartilhada por dois dispositivos, sistemas ou programas que trocam dados e sinais
4 Rubrica: informática.
meio pelo qual o usuário interage com um programa ou sistema operacional (p.ex., DOS, Windows) [1]
Utilizando a 1º, 2º e 3º definições podemos dizer que para se ter uma conexão não basta apenas ter um par de fios físicos de cobre ou outro metal qualquer condutor, lógico que o cobre do fio é o básico, mas vai muito mais além.
Na conexão entre duas máquinas é necessário que seja também estabelecido um padrão de sinais que serão gerados e interpretados, e conforme sua interpretação e como o sistema vai identificar se as coisas estão indo bem ou não.
Vamos utilizar o exemplo mais básico possível dentro da física que nos mostra o conceito de meio físico, e não querendo abusar, posso até usar para fazer uma "pequena" referência a uma interface (se a gente forçar um pouco... verificamos isso!!):
O Telefone com barbante, onde só é necessário ter 2 latinhas ou copos de papel e um fio de barbante.
Nesse exemplo o barbante é preso no fundo do copo ou latinha e depois esticado entre duas pessoas, cada um segurando a sua lata ou copo, em um extremo do barbante, quando se quer falar a pessoa fala na abertura do copo ou latinha e a outra escuta o que é dito do outro lado, no outro extremo do barbante.
O que acontece??
O som vai fazer o barbante vibrar de tal maneira que as ondas provocadas vão percorrer todo o barbante até o outro extremo onde a outra pessoa ira ouvir o que foi dito.
Nesse caso as ondas sonoras serão convertidas em ondas mecânicas (a vibração do barbante) e pela extensão do será percorrida, até o outro extremo.
Quando atingir o fundo do copo ou latinha (do outro lado) vai fazer com que essa vibre, e o ar em seu interior ira vibrar também de forma que provocara uma nova onda sonora que vai percorrer o espaço até o ouvido da outra pessoa.
Nesse caso a camada física aí seria o ar dentro dos copos ou latinhas e o barbante.
Seria a conexão entre o ouvido da boca da pessoa “A” e o ouvido da pessoa “B” do outro extremo do barbante.
Nesse simples sistema podemos dizer que o conjunto copo/latinha são as interfaces entre as duas pessoas que queriam se comunicar o barbante o ar dentro do copo o meio físico (o fio).
Com esse simples exemplo dessa brincadeira de crianças podemos melhor agora entender que para existir a comunicação entres 2 dispositivos qualquer tem que existir uma conexão física entre os dois mesmo que seja indireta e uma forma de se mandar o sinal, uma regra, um padrão a ser seguido.
Para não ficar muito grande, vou parar por aqui, depois volto com o padrão de algumas interfaces muito utilizadas comento sobre o padrão de alguns cabos utilizados no mundo digital e da telecomunicação. Até breve!!
Obs.: Prometo dar um exemplo melhor para interface, mais para que vem do "ZERO" acho que conseguiu verificar o que foi preciso para efetivamente o som poder se deslocar (comunicação entre 2 pontos).
[1] Fonte: http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=interface&stype=k&x=6&y=10
Nenhum comentário:
Postar um comentário