Cidade

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Modelo de Referência OSI Parte ( I )

Bom, eu sei que muita gente  boa que me conhece deve estar na maior "bronca" comigo... Também podera, já faz "SÉCULOS" que não posto nada!!!! Tisc Tisc!!! Mas a vida é assim, quando a gente vê não tem tempo nem para pentear o cabelo!!rs

Bom, vou parar de enrolar meus leitores e começar com algo para compensar:  
MODELO DE REFERÊNCIA OSI 

Este será o tema de hoje, vou colocar os conceitos e se der tempo relacionar com o X.25 (motivo do Blog).

Em março de 1977, o comitê técnico da ISO, (já sitei sobre essa sigla) que lida com a padronização em computadores e processamento de informação, criou um subcomitê, o SC 16, para estudar a necessidade de padronização na área de sistemas de computação, visando sua interconexão. Desde a formação do TC 97/SC16, muito trabalho foi realizado.[1]

Foi definida, inicialmente, uma estrutura geral ou arquitetura, denominada Modelo de Referênia, e esse modelo seria utilizado e então ali definidos os termos e conceitos básicos.

Serveria para a definição de projetos de padronização da interconexão de sistemas abertos (mais tarde eu posto aqui nesse espaço o conceito de "Sistemas Abertos" e "Sistemas Fechados")

Bom, gente, agora no meu relógio são 23:58 de uma segunda-feira (me perdoe, mas vou continuar com o restante na parte II, pois aí vou o ilustar todo o assunto)

Ah, só para não ficar na dívida--> O Protocolo X.25 na arquitetura da camada OSI seria um protocolo de camada 3 (rede), dentro de uma operadora de telecomunicações podemos até dizer que ele de certa forma atua na camada 4 (Transporte) também, mas isso só com um exemplo prático é que poderia ser ilustrado esse conceito, mas é mais certo dizer que é um protocolo da camada 3 (modelo OSI).

Pode deixar, não entrem em desespero, pois vou detalhar cada camada dessas, só para adiantar o modelo OSI foi baseado em 7 camadas, vou explicar cada uma delas, até mesmo porque é necessário para o estudo do X.25

Até mais!!!


[1] Redes de Computadores Locais e de Longa Distância - Liane Margarida Rockenbach Tarouco - MAKRON Books do Brasil Editora Ltda. - São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1986.